Quanto a arquitetura de Brasilia influencia nas residências locais?

Quanto a arquitetura de Brasilia influencia nas residências locais?

Algumas residências brasilienses, inclusive as situadas no Lago Sul, Lago Norte, Park Way e Jardim Botânico, tem fortes influências modernistas.

Seguem alguns padrões modernistas da residência Villa Savoye, projetada pelo arquiteto franco-suíço Le Corbusier. Charles-Edouard Jeanneret-Gris, mais conhecido pelo pseudônimo de Le Corbusier, além de ter revolucionado a arquitetura, inaugurando a chamada fase moderna, influenciou também o projeto de Brasília. Villa Savoye tem os cinco pontos da nova arquitetura: Planta livre da estrutura, construção sobre pilotis, terraço-jardim, fachada livre e janela em fita.

Villa Savoye. Le Corbusier

Villa Savoye. Le Corbusier

Brasília foi construída a partir dos princípios modernistas. Lucio Costa era um grande admirador do trabalho e ideologia de Le Corbusier. Baseou-se nos conceitos e projetos modernos para a criação da capital brasileira. O projeto da capital não teria sido o mesmo se não fosse também, a arquitetura de Niemeyer, suas curvas, suas formas, a maneira de utilizar o concreto e grandes estruturas metálicas, e o paisagismo de Burle Marx. Muitas residências de Brasília carregam a herança de toda essa história. Casas com muitos jardins externos e internos, janelas e portas de correr feitas em vidro, pilares e pilotis, laje impermeabilizada substituindo o telhado colonial e muitas outras características marcantes do modernismo.

Nas demais áreas do DF, inclusive no plano piloto, as residências ficam cada dia mais coloridas e estampadas. A capital modernista pouco influencia a arquitetura popular. O gosto popular é livre das normas da estética acadêmica e não segue tendências. E com a ascensão das camadas mais pobres da população para a classe média, casas e casarões ganharam cores e estampas.

Clarissa Chaves e equipe CADaula.

 

0 0 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comments
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x