Os primeiros trabalhos dentro de um ambiente colaborativo de arquitetura

Sketchup, V-Ray, Photoshop

Os primeiros trabalhos dentro de um ambiente colaborativo de arquitetura

Trazendo algumas novidades para vocês sobre as atividades no CoArq.

” CoArq é um ambiente virtual colaborativo de arquitetura e design destinado a promover network, contratação e desenvolvimento formação de equipes, acesso a recursos, informações, educação, integrações diversas entre profissionais da área e afins.

O ambiente é composto, integrado, sincronizado por duas ferramentas: Trello/ Slack, de gestão de tarefas e comunicações, respectivamente.

Promove, facilita negociações, contato entre os membros, montagem e gestão de equipes, acesso a recursos para uso produção e execução dos serviços contratados.”

Último serviço realizado

Nós do CADula fizemos mais um serviço de render e neste caso para a parceira arquiteta do Rio de Janeiro, Gab, Este era um projeto que estava em nosso quadro do Trello – Rodada de Projetos faz um tempo. Então eu resolvi pegar, aproveitando pra dar uma força, gerando material para os nossos portfolios e testar alguns conhecimentos, pois estou estudando o Lumion para renders.

Este aqui é o meu primeiro render após ter feito duas aulas, apenas de um curso que adquiri – e posso compartilhar com vocês, e já dá para se notar a capacidade do software, principalmente comparando com o V-Ray, que é a principal referência em renders do mercado e mais usado em geral.

É fato que o V-ray está aí faz muito tempo e gera imagens muito refinadas, mas o Lumion tem muitas vantagens, Destaco aqui algumas que me atraem:

É muito mais fácil você tirar uma imagem alta resolução. Depois que a imagem está configurada não demora mais que um minuto em uma máquina boa uma imagem com mais de com 3840×2160, sendo que no V-Ray, uma imagem similar pode demorar mais que 1h facilmente.

O processo de Acertos e configuração de materiais é praticamente em tempo real no chamado – WYSIWYG – Whats is what you get, o que leva uma grande vantagem em relação lei Onde fazemos renders de testes com muitas tentativas e erros e perda de tempo enorme sem falar perda de neurônios, kkk.

Quando chegamos na seção de efeitos aí que a coisa melhora fica mais gritante. a quantidade de opções existentes no lumion São facilmente aplicável e configuráveis deixam ouvirei no chinelo fazendo de uma imagem bastante aproximadas de efeito de câmeras fotográficas dando o estilo é toque final que transformam uma simples cena em uma imagem cheia de expressão.

Um dos efeitos mais bacanas é o desfoque dos elementos em campo de visão – DOF -Deph of field, que no V-ray nunca consegui fazer bem feito. com este feito você escolhe o que quer destacar a cena deixando ele me em de segundo com muitas Configurações e ajustes finos

Outro efeito muito bacana são os efeitos da luz passando pela lente da câmera, também chamados de flares. Eles dão um toque todo especial à cena, fazendo com que certos elementos gerem um brilho maior. Também há aquelas bolinhas redondas que surgem na imagem, quando há uma incidência de luz diretamente na lente.

Enfim, estou encantado com o lumion e conseguindo fazer serviços muito mais rapidamente.
Este trabalho só está divulgado internamente no meu Facebook e aqui e aguardando a liberação da cliente da Gabi para que possamos amplificar a divulgação e obter mais curtidas e resultados.

Para quem se interessar em testar o Lumion 6 – Ele já está na versão 7.3, mas não saiu a liberação ainda, posso disponibilizar o arquivo do SketchUp no ponto em que importei para o Lumion 6, onde fiz todo o processo de ajustes para a renderização. Quem quiser também o link para instalar o Lumion ajuda é só avisar que eu coloco aqui.

Quem sabe surge um interesse maior e criamos uma turma. Como vocês sabem eu sou o criador do CADaula, instrutor de diversos softwares. Nossa didática, suporte, conveniência, são alguns dos pontos mais fortes.
Grande abraço, Henrique Hermeto, arquiteto, CADaula, CoArq

0 0 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comments
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x