Apartamento modelado no Sketchup e renderizada no V-ray SU

Apartamento modelado no Sketchup e renderizada no V-ray SU

Maquete eletrônica simples para portfólio da arquiteta

Esta imagem foi feita sob encomenda para a arquiteta Luciana Canalli, que já havia feito a modelagem em 3d no Sketchup e precisava de um render.

Foi uma imagem gerada rapidamente cedida à arquiteta para compor com outras em seu site.

O interessante neste trabalho foram alguns novos conceitos testados. Especialmente, um sugerido por nosso parceiro Brenno Souza, que nos indicou este tutorial que trata da otimização do processo de render no V-Ray, onde explica o processo de render com foco no caminho dos raios de reflexão de primeiros  e segundos reflexos ou “bounces”.

O Workflow aplicado no processo foi: Sketchup 2015 + V-ray SU 2.0, pós Photoshop.

Projeto e modelagem: Luciana Canalli, oN Arquitetura
Render:  Henrique Hermeto/ CADaula​

O que mais deu resultado neste tutorial foram os novos valores aplicados nas “engines”: Irradiance Map e Light Cache, 0,85 e 0,7,  respectivamente. Normalmente estes valores são deixados em “1” por que não se sabe o que fazer com eles, o que representam. Depois de ler o tutorial apliquei e achei o resultado bastante interessante para a cena. Eles proporcionaram uma cena mais suave e com mais contraste, pois como tem menos raios rebatendo, a iluminação fica mais restrita a um raio menor e com menos luz espalhada. Nesta cena era interessante um ar mais intimista e ajudou bastante. Também diminui a saturação para 0,7, mas acho que afetou muito, pois não tinha tanta influência em termos de reflexos secundários em termos de cores, que é o que mostra no tutorial, neste aspecto.

Sketchup 2015 + V-ray SU 2.0, pós Photoshop. Projeto e modelagem - Luciana Canalli, oN Arquitetura Render CADaula​

Tela do V-Ray SU/ options/ Indirect ilumination – CADaula

Outro tutorial  de onde retirei outros conceitos e apliquei nesta cena, foi um que está no site da Chaos Group, … Deste eu usei a configuração na hora de renderizar, onde alterei os valores, Irradiance Map, Min Rate para -6, Max Rate para -3. Segundo o tutorial, já que estaríamos dobrando a resolução, seira necessário ajustar o Min Rate -2 para baixo. Até hoje não entendo muito, estes fatores, mas sendo da Chaos, apliquei sem pestanejar.

Step 1. Adjusting V-Ray for Larger Resolution
1.1. Set the resolution to 1600 x 1300.
1.2. In the System rollout, set the render region division size to 48 x 48.
We will need to adjust the irradiance map parameters: since we increased the resolution twice, we can decrease the irradiance map Min and Max rate by 2.
1.3. Set the irradiance map Min Rate to -6.
1.4. Set irradiance map Max Rate to -3.
1.5. In the Light Cache rollout, set the Subdivs to 1000.

Então é isso aí. Ultimamente tenho buscado melhorar alguns processos “on the fly”. Caso queira sugerir outros que venham esclarecer as profundezas do V-Ray, serão muito bem vindos, assim como seus comentários aqui em nosso blog.

 

0 0 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comments
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x