5 ações de marketing essenciais para o sucesso do arquiteto e designer de interiores

Sucesso nas Redes Socais

5 ações de marketing essenciais para o sucesso do arquiteto e designer de interiores

 Ser um nome reconhecido no mercado, ganhar notoriedade, manter uma estabilidade ao longo de sua carreira é o o sonho de todo profissional e não é diferente para arquitetos, profissionais da área de design de interiores e outras com atividades similares.

O objetivo de um plano estratégico é definir uma linha de ação e os objetivos a serem atingidos. A partir deste ponto deve-se criar rotinas, métodos, processos e ferramentas para buscar o máximo de resultados almejados. Dentre as inúmeras formas de divulgação, a Internet é a que tem sido a mais acessível, flexível  para muitos profissionais e empresas. O uso de Redes sociais integrada a um planejamento de marketing consistente e efetivo tem sido cada vez mais necessário para se manter no mercado. A seguir vamos listar algumas estratégias cruciais para seu Sucesso nas Redes Sociais, e outras atividades de marketing e comunicação tradicionais.

Portanto, desenvolver um planejamento estratégico de marketing torna-se, cada vez mais, uma decisão e atividade crucial para o sucesso ao longo de sua carreira. A atividade de marketing exige ações coordenadas, executadas rotineiramente para se obter os resultado almejados. Tudo pode ser realizado de forma progressiva para se ter um crescimento compatível com a atividade do profissional, melhorando sua estrutura e abrangência ao longo de sua estruturação.

Mesmo antes de se formar, é necessário pensar como irá atuar no mercado, pois isto já irá influir em todo o caminho a percorrer e a escolha inicial já faz toda a diferença. Além disso, é muito importante começar a lidar com estes processos, até como uma forma de aprendizado para uma longa carreira, cheia de desafios que está por vir. A seguir listamos 5 campos cruciais para o sucesso do marketing e divulgação da atividade do arquiteto e designer de interiores:

1 – Criar um histórico profissional
Em seu histórico profissional, o arquiteto ou profissional deste mercado, deve se preocupar em criar e documentar desde os primeiros trabalhos, tudo o que fizer de relevante, documentando com fotos, documentos, certificados e tudo o que for necessário para provar e expor, quando necessário suas atividades realizadas, sejam elas técnicas ou culturais.

2- Rede de contatos
É sabido é recomendado por especialistas, que cultivar uma boa rede de contatos é importantíssimo, não só para galgar posições, mas conseguir novos trabalhos, colocações no mercado. Uma boa Network é crucial. Crie um procedimentos práticos e eficazes para cadastrar contatos em sua base de dados diariamente e mantenha-a organizada. Manter-se presente na lembrança de seus contatos, é muito importante. Selecione aqueles que são mais importantes e procure uma forma de ser lembrado, estando presente de alguma forma. Crie uma rotina mantendo-se presente a eventos culturais, técnicos e todo de atividade que possa agregar algum benefício a sua imagem. E não deixa para manter o contato com aquele que pode ser seu ponto de apoio para uma colocação apenas quando precisar, pois pode soar oportunista. É importante incorporar este tipo de atitude de forma natural, que se torne uma atividade legítima do seu dia a dia e não apenas fazer por puro interesse. Seja ético acima de tudo.

3- Internet
Não é de hoje que a Internet vem tomando conta dos meios mais importantes de divulgação, e hoje em dia. Relegar aprender a lidar com este ambiente pode ser fatal. Então é importante se jogar na rede, mas com conhecimento e controle onde se pisa. Ter um Website próprio e profissional é muito importante. Isto lhe dará mais profissionalismo e controle. Além de usar seu site como um portfolio. o arquiteto poderá usar uma estratégia muito comum hoje, que é o marketing de conteúdo, onde se abre um canal específico, tipo um blog, para publicar artigos de acordo com um conceito pré estabelecido. E, mais que isso, ter uma presença na Internet, ocupando as Redes Sociais de forma sólida e bem planejada faz toda a diferença. Uma Fan Page do Facebook bem feita e gerenciada pode trazer muitos resultados.  Hoje há um modelo bastante bem sucedido que aplica conceitos e processos do marketing digital para atrair e fidelizar prospects e transformá-los em possíveis clientes torna seu processo em uma crescente onda positiva e geradora de contatos e serviços.

4- Parcerias
Fazer parcerias é uma atividade crucial para o sucesso do profissional de arquitetura. Com característica autônoma por natureza, estabelecer contatos, associação com outros profissionais torna-se crucial para angariar forças e complementar de conhecimentos, capacitações de domínio de outros profissionais, tornando assim os trabalhos mais sólidos, além de facilitar sua execução.

5- Publicidade
Como toda atividade empreendedora a do arquiteto não é diferente e saber usar os canais tradicionais de publicidade para ampliar sua exposição torna-se muito importante, agregando valor ao seu trabalho e por consequência seu reconhecimento e relevância. Desde o uso de panfletos, placas, participação em eventos de exposição de serviços, concursos, tudo amplia o espectro de abrangência da atividade do profissional ou sua empresa.

Há muitas outras formas e mais detalhadas de como se aplicar processos e ações que geram resultados concretos para a exposição e divulgação dos trabalhos do arquiteto, empresa, mas estas listadas  são, as principais formas de se manter bem exposto no mercado que é sempre bem concorrido. Ultimamente temos nos envolvido um tipo marketing digital bastante efetivo, onde diversos processos, dentre eles uma forte presença nas redes sociais e dentre ela o Facebook, têm trazido bons resultados.

[Descubra como criar umaFan Page de Sucesso no Facebook: >>> 3 Vídeos Incríveis sobre estratégias de marketing que geram resultados no Facebook]

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